top of page

Artigo de Opinião

  • 1 de jun. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de jun. de 2018

A arte está ao nosso redor


Arte de rua em Varginha / Foto: Maicon Adão

Por: Viviani Barbosa Costa

A arte sempre teve um papel fundamental na construção da sociedade e da cultura dos povos. Hoje, entendemos as tradições, sejam religiosas e\ou culturais de uma época graças às manifestações artísticas de nossos primórdios, como por exemplo, as pinturas rupestre, datadas no período Paleolítico Superior. O que muitos não sabem é que a arte e a cultura não se restringem apenas as obras de arte. A linguagem dentro do universo dos poemas e das poesias, as manifestações corporais e a música são exemplos da forte presença da arte em nossa sociedade.


O Brasil é um país repleto de diversidade e singularidade, as quais vão desde as questões sociais até as culturais. Cada Estado possui uma forte herança de seus ascendentes, dessa forma, somos ricos em pluralidade cultural e artística. Nosso país foi um dia lembrado por ser o berço do samba e da MPB (Música Popular Brasileira), hoje, as mudanças foram tantas que tais gêneros musicais são caracterizados como antiquados. Mas apesar disso, a Jovem Guarda e a Tropicália serão sempre lembradas por suas manifestações e seus grandes artistas, que hoje fazem parte da história do Brasil.


É muito comum ouvirmos pessoas dizendo sobre como o Brasil e principalmente as cidades do interior não promovem eventos e artistas de peso cultural. Até porque a procura por lucro é sempre o ponto de partida e muitas vezes o próprio público não dá o devido valor para seus artistas. A lei Rouanet surgiu com a proposta de trazer incentivo a cultura e arte, apoiando e contribuindo com diversos eventos culturais para que as pessoas tenham acesso a diversos tipos de produção e exposição artística. O apoio do governo é muito importante para a realização dos eventos, até porque não há um grande lucro, o objetivo central é trazer a arte para aqueles que não têm acesso a ela.


Por muito tempo temos vivido com a convicção de que a arte está apenas nos museus, nos teatros ou nos concertos. Nem sequer observamos a quantidade de eventos que acontecem ao nosso redor, que são gratuitos e de fácil acesso. A verdadeira arte é aquela que além de qualidade técnica tem a possibilidade de transformar vidas e pensamentos. Por isso, a valorização da cultura é tão importante para nossa sociedade, faz parte de quem nós somos, e nós somos muito mais do que aparentamos ser.


Arte de rua em Varginha / Foto: Maicon Adão


Comments


Twitter

Siga-nos

Inscreva-se

Facebook

Curta-nos

YouTube

© 2018 CONFERE AÍ Orgulhosamente criado com Wix.com

Instagram

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page