Ministério da Saúde prorroga vacinação contra a gripe até 22 de junho
- 15 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
O objetivo é alcançar a meta de 90% do público prioritário para a imunização

Por: Maicon Adão
O Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo para vacinação deste ano para 22 de junho. O objetivo é alcançar a meta de 90% do público prioritário para a imunização A campanha que terminaria nesta sexta (15) não teve 90% do seu público alvo imunizado.
Segundo o Ministério da Saúde, Minas Gerais vacinou até o dia 12 de junho, 84,9% do público-alvo prioritário para a campanha da gripe. No total, 5,5 milhões de pessoas devem ser vacinadas no estado.
O público com a menor cobertura vacinal até o momento é o das crianças, com 69%. No país, as baixas coberturas vacinais registradas na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acenderam um alerta e o Ministério da Saúde. A preocupação é com a proximidade do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe.
Segundo o último levantamento, 11,8 milhões de pessoas ainda precisam se vacinar contra a gripe. Desde o início da campanha, em 23 de abril, 77,6% da população prioritária buscaram os postos de saúde. A meta é vacinar contra a gripe 54,4 milhões de pessoas.
A região sudeste é a que tem menor cobertura vacinal contra a gripe até o momento, com 70,9%. Em seguida estão as regiões norte (72%), sul (81,3%), nordeste (84%) e centro-oeste com a melhor cobertura, de 91,4%.
A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
Quem recebe a vacina gratuitamente:
- Professores da rede pública e privada
- Profissionais de saúde
- Crianças entre 6 meses e cinco anos (estão com a menor cobertura)
- Gestantes
- Mulheres com parto recente (com até 45 dias)
- Idosos a partir de 60 anos
- Povos indígenas
- Portadores de doenças crônicas
- População privada de liberdade (inclui funcionários do sistema prisional e menores infratores).
Comments